O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Tóquio, no Japão, para sua primeira grande viagem internacional de 2025, acompanhado por dez ministros de Estado, além dos presidentes do Senado e da Câmara. O objetivo da visita é ampliar as exportações brasileiras para o mercado japonês, com destaque para carnes suínas in natura, biocombustíveis e aeronaves. O Japão pretende eliminar a venda de veículos a gasolina até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050, o que pode abrir novas oportunidades para produtos brasileiros.
No entanto, a viagem chamou atenção por outro motivo. Lula foi flagrado usando um par de tênis da marca italiana Ermenegildo Zegna , avaliado em mais de R$ 10 mil , segunda denúncia do canal Conectado . A grife é conhecida por suas peças exclusivas e de alto luxo, o que gerou críticas sobre a contradição entre o discurso popular do presidente e o uso de artigos de grife.
A ostentação do petista já havia sido questionada em outros benefícios, como no uso de relógios de luxo e ternos de alfaiataria refinada. O episódio reforça o contraste entre a imagem do líder dos trabalhadores e o estilo de vida adotado pelo presidente em viagens internacionais.
A comitiva do presidente Lula (PT) para Japão e Vietnã tem a participação dos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), além de parlamentares do PT e do centrão, o que deve esvaziar a pauta de votações. (TR)
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas