Na manhã desta quinta-feira, moradores de Corrente, no Sul do Piauí, interditaram a BR-135 e atearam fogo em pneus em protesto contra a Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade. A manifestação ocorreu devido à crise hídrica que atinge o município há semanas, deixando diversas famílias sem acesso à água potável.
Os manifestantes bloquearam a rodovia, um dos principais corredores de transporte do estado, como forma de pressionar as autoridades e a empresa a tomarem providências urgentes. Com cartazes e palavras de ordem, a população exigiu soluções imediatas para o problema, que tem causado transtornos diários, afetando o comércio, escolas e até serviços de saúde.
"Não temos água nem para as necessidades básicas. Estamos cansados de promessas e descaso. Queremos uma solução definitiva!", disse um dos manifestantes.
A falta d'água tem sido recorrente em Corrente, e os moradores alegam que a Agespisa não tem dado respostas concretas para resolver a situação. Alguns relatam que estão há mais de 20 dias sem abastecimento regular, recorrendo a poços artesianos ou comprando água de caminhões-pipa a preços elevados.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para negociar com os manifestantes e liberar a via, que permaneceu bloqueada por algumas horas. Até o momento, a Agespisa não se pronunciou oficialmente sobre o protesto nem apresentou um prazo para normalização do fornecimento de água na cidade.
Os moradores afirmam que, se nenhuma providência for tomada, novos protestos serão organizados nos próximos dias.
Com informações do site Gilbués News.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas