O Movimento Piauí Livre (MPL) tem despertado o interesse de importantes lideranças políticas do Estado, contrariando avaliações recentes sobre sua relevância no cenário político atual. Há menos de uma semana, um articulista político chegou a afirmar, em coluna publicada na imprensa, que o MPL ainda não havia alcançado a classe política. No entanto, os últimos acontecimentos mostram o oposto.
Sob a coordenação de Jorge Lopes, o movimento tem buscado provocar o debate sobre o papel da oposição no Piauí, especialmente diante do cenário de aparente inércia após as eleições municipais de 2024 - nas quais a oposição conquistou vitórias expressivas em 7 dos 10 maiores municípios do Estado.
Durante o período momesco, o ex-governador Mão Santa reacendeu o debate ao incentivar publicamente o diálogo político. O vice-governador Themistocles Filho também demonstrou abertura ao diálogo com o grupo. Agora, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, tornou-se o mais recente líder a se reunir com representantes do MPL.
O encontro aconteceu nesta semana no Palácio da Cidade. Na ocasião, o coordenador Jorge Lopes informou o prefeito sobre o avanço das articulações do movimento e a perspectiva de adesão de novas siglas partidárias e lideranças regionais. Lopes também entregou pessoalmente o convite para o 2º Dia de Campo da Região do Médio Parnaíba, que será realizado na Fazenda Pensamento, no município de Angical.
Durante a visita, o presidente da Câmara Municipal de Nazária, vereador João Alberto Almeida - que acompanhava Jorge Lopes - comunicou ao prefeito Silvio Mendes a intenção de apresentar um título de cidadania em sua homenagem, reconhecendo sua contribuição para a capital.
Com a crescente adesão de nomes influentes, o MPL se consolida como uma força emergente na política piauiense, reafirmando a importância da articulação e do debate dentro do campo da oposição. (Da Redação)
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas