O PT divulgou uma nota de apoio ao governo de Nicolás Maduro, afirmando que as eleições na Venezuela são transparentes. No entanto, a realidade no país sul-americano é bastante sombria. Críticos e opositores do regime de Maduro enfrentam prisões arbitrárias, com ameaças de penas de até 30 anos por acusações de terrorismo. O governo de Maduro tem sido acusado de aplicar um "golpe dentro do golpe", minando as instituições democráticas e consolidando seu poder de maneira autoritária.
Nos últimos 10 anos, mais de 6 milhões de venezuelanos fugiram do país em busca de melhores condições de vida, longe da repressão e da crise econômica severa. As ruas da Venezuela têm sido palco de manifestações frequentes, com cidadãos revoltados derrubando estátuas de Hugo Chávez, símbolo do chavismo que deu origem ao atual regime. Esses atos de descontentamento popular extremo relembram outros regimes autoritários que ruíram diante da pressão massiva de suas populações.
Imagens de mulheres chorando pela prisão de seus maridos e o desespero da população em geral evidenciam a profunda crise humanitária e política que aflige a Venezuela. A situação é crítica e demonstra como a repressão governamental pode levar um país ao colapso social e econômico. (Da Redação)
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas