O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI) e José Ferreira da Silva, o “Frei Chico” — irmão do presidente Lula — notificaram extrajudicialmente o Portal AZ e o jornalista José Ribas Neto, exigindo a retirada de uma reportagem publicada em 24 de abril. A matéria revelou o envolvimento do sindicato em um suposto esquema de descontos indevidos em aposentadorias, investigado pela Polícia Federal e pela CGU.
Assinada por advogados do sindicato, a notificação concede 48 horas para remoção da publicação, sob pena de ações cíveis e criminais. A reportagem intitulada “Escândalo bilionário no INSS atinge sindicato ligado a irmão de Lula” menciona que o SINDNAPI foi alvo de mandado de busca durante a operação “Sem Desconto” e teria recebido mais de R$ 310 milhões entre 2019 e 2024, com suspeitas de irregularidades.
Mesmo após a notificação, novos dados da CGU divulgados em 6 de maio reforçaram as suspeitas, apontando que a entidade não apresentou documentação válida em nenhum dos 19 casos analisados. Chamou atenção ainda o volume de filiações: só em julho de 2023, foram mais de 67 mil adesões.
Apesar disso, a AGU deixou o sindicato fora do primeiro grupo de entidades com pedidos de bloqueio de bens.
O Portal AZ afirma que todas as informações têm respaldo oficial e são de interesse público. Reitera que o conteúdo não será removido, mas assegura o direito de resposta conforme prevê a legislação. O SINDNAPI alega que foi o primeiro a denunciar fraudes contra aposentados e nega as acusações.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas